26 de jul. de 2013

Mostra-nos Jesus, Papa Francisco!

Por Rachel Lemos Abdalla


Quanta alegria estamos sentindo neste tempo em que gesta em nosso coração uma grande esperança nos jovens para o futuro, assim como pediu o Papa Francisco na Homilia da missa em Aparecida, ontem, dia 24 de julho: “É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado...venho hoje bater à porta da casa da Mãe, que amou e educou Jesus, para que ajude a todos nós, os Pastores do Povo de Deus, aos pais e aos educadores, a transmitir aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um país e de um mundo mais justo, solidário e fraterno. Para tal, gostaria de chamar atenção para três simples posturas: conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; viver na alegria.”

São poucos os jovens que veem para o encontro da Jornada Mundial da Juventude, e já são tantos! Fala-se em mais de 2 milhões deles reunidos em nome de Jesus Cristo, vindos de todas as partes do mundo, rezando em diversas línguas, mas proferindo uma só fé, uma só esperança na linguagem do Amor que Jesus ensinou. Ele que um dia disse: Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles (Mt 18,20). Que emoção! Ele está ali, é o jovem que está ao lado, ou atrás, ou à frente, vibrando e rezando dentre tantos outros jovens.

Alguns O conheceram desde muito pequenos, dentro de casa, com os pais e avós; outros souberam que Ele existia quando entraram para a catequese; e outros mais o encontraram na dor do abandono ou do isolamento, na tristeza e na dureza da própria vida, na dificuldade e na luta pela sobrevivência, pois Jesus se faz um de nós e nos chama, nos cura e nos acalenta, e principalmente nos ama incondicionalmente.

Esta certeza já reside no coração deste imenso mar de jovens que se encontram na encosta do mar de Copacabana para o encontro com o representante de Cristo, o Papa Francisco, o Pastor que vem para junto de suas ovelhas que precisam ser arrebanhadas com dedicação e muito zelo.

Ele vem, como o próprio Cristo humilde e simples, falar a linguagem do nosso povo pobre e sofredor, que precisa de esperança e de fraternidade. Os Documentos das referidas Conferências Episcopais Latino Americanas pós Concílio Vaticano II, de Puebla, de Medellín e, mais recentemente, de Aparecida, recordam que a ‘missão’ deve ser a razão de ser da Igreja da América Latina, que tem como ponto fundante a “Opção pelos pobres”, estar em função da ‘promoção da Pessoa e da Vida Humana’, e da ‘Evangelização da cultura’, dando um novo impulso missionário para envolver toda a Comunidade Cristã Católica, a fim de que cada cristão se descubra missionário para a divulgação da Boa Notícia do Reino de Deus, ‘renovando a suave e reconfortante alegria de evangelizar’ (EN 80).

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28, 19). Este é o lema da Jornada Mundial da Juventude que vem de encontro com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: "Fraternidade e Juventude" com o lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).Assim como Maria, mostra-nos Jesus, Papa Francisco, neste feliz tempo de mudança, em que é preciso sair de si mesmo em busca do outro que nos espera para conhecer o Cristo vivo e presente no meio de nós.

Fonte: ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário